Passar para o conteúdo principal

Google Tag Manager

Saiba como fazer a integração do Google Tag Manager com a Rocket Imob.

Luiz Garcia avatar
Escrito por Luiz Garcia
Atualizado há mais de um ano

Saiba como fazer a integração do Google Tag Manager com a Rocket Imob.

A inserção ou alteração de scripts de acompanhamento são tarefas comuns e constantes nas agências de marketing e publicidade.

Para agilizar, dar mais autonomia e expandir as possibilidades para este processo, a equipe da Rocket Imob desenvolveu algumas modificações e esta documentação vai auxiliar na implementação da integração do Google Tag Manager.


Como Gerar a Script do Google Tag Manager

O primeiro passo é acessar o site da plataforma do

Google Tag Manager pelo link abaixo:

Faça o login com o seu e-mail na plataforma:

Realizando o login, logo terá disponível a seguinte Dashboard:

Clique em “Criar conta” e preencha as informações solicitadas conforme o exemplo:

  1. Nome da Conta: Exemplo: “Rocket Imob”;

  2. Domínio do site: Exemplo: seusite.com.br ;

  3. Selecione a opção “Web”;

  4. Clique em “Criar”.

Aceitando os Termos de Serviço

Finalizando o processo, será disponibilizado o Script do Google Tag Manager:

Para inserir no seu site, basta copiá-lo e encaminhar para o nossa Equipe de Suporte!


Como Adicionar o Google Analytics no GTM

Na área de trabalho do Google Tag Manager siga as etapas abaixo:

Clique em “Tags” no menu em seguida no botão “NOVA

Na próxima tela clique no bloco “Configuração da Tag“.

Agora é só escolher qual a tag deseja adicionar.
No nosso caso será o “Google Analytics – Universal Analytics“.

Nesta nova tela só precisamos alterar 1 item, a “Configuração do Google Analytics“, clique em “Nova Variável“.


Você agora está na tela onde informará o ID da sua conta do Google Analytics, caso não sabia, veja este artigo de como gerar a script do Google Analytics.

Agora é só clicar em salvar.

Abrirá uma janela solicitando que renomeie o nome desta variável, mas pode deixar com a sugestão que o próprio Google nos oferece (Configurações do Google Analytics). Clique em salvar e em seguida em Salvar novamente.

Voltamos para a tela anterior como mostra a imagem abaixo. Vamos fazer só mais uma configuração, adicionar um acionador.

Clique no bloco “Acionamento

Abrirá uma nova janela, clique na opção “All Pages

Agora é só salvar e renomear a tag. Indicamos que deixe como o nome que o próprio Google nos sugeriu “Google Analytics – Universal Analytics“.

Clique em salvar e pronto, agora o Google Analytics está integrado ao Google Tag Manager.


Como Monitorar Cliques (Eventos) com o GTM

Na área de trabalho do Google Tag Manager siga as etapas abaixo:

Clique em “TAGS” no menu em seguida no botão “NOVA

Na próxima tela clique no bloco “Configuração da Tag“.

Agora é só escolher qual a tag deseja adicionar, no nosso caso será o “Google Analytics – Universal Analytics“, então só clicar nele.

Como você já configurou o Google Analytics anteriormente, nesta nova tela vamos aproveitar a configuração anterior.

Altere o campo “Configuração do Google Analytics” para ##{{Configuraçõe do Google Analytics}}


Desta vez vamos alterar o tipo de acompanhamento também, já que agora o que queremos é acompanhar os eventos.

Clique em “Tipo de Acompanhamento‘ e altere para “Eventos“.

Preencha os campos “Categoria” e “Ação” com os valores “Imóvel” e “Clique” respectivamente como mostro na imagem abaixo.


Logo abaixo você verá a o bloco para adicionar os Acionadores. Clique nele e selecione o tipo de acionador “Apenas Links“.


Em seguida selecione a opção “Alguns cliques em links” e “Escolher variável integrada...”


Nesta nova janela clique em “Click Element


Nas 3 caixas de seleção altere para ficar como na imagem abaixo.
Click Element“, “corresponde ao seletor de CSS” e “.clb-gtm-imovel-form-btn

Agora é só clicar em salvar. Abrirá uma janela solicitando que renomeie o nome desta variável, recomendo que siga um padrão apenas para facilitar a organização, no caso sugiro que coloque “Imóvel – Form – Clique“.

Clique em salvar.


Também recomendo renomear a TAG seguindo um padrão, sugiro “GA – Imóvel – Form – Clique” e em seguida em Salvar novamente.

Pronto, agora você já consegue acompanhar os cliques no botão do formulário de contato da página de imóvel.

Para acompanhar outros eventos de clique no site, será necessário repetir todo este processo, porém com apenas uma modificação no item 9 e renomeando o acionador e a tag.

Para facilitar, fiz uma tabela seguindo página e localização do evento associando a classe especifica. Parece complicado mas só me refiro a trocar o texto como na imagem abaixo.

Esta tabela evolui conforme a necessidade do cliente monitorar eventos no site, então caso não tenha o elemento que deseja monitorar mapeado aqui, só solicitar a equipe de suporte da Rocket Imob.

Página Imóvel | Formulário | Botão de Envio
.clb-gtm-imovel-form-btn

Página Contato | Formulário | Botão de Envio
.clb-gtm-contato-form-btn

Todo o Site | WhatsApp
.clb-gtm-site-whatsapp

Página Imóvel | Formulário | WhatsApp
.clb-gtm-imovel-form-whatsapp

Botão Flutuante | WhatsApp
.clb-gtm-flutuante-whatsapp

Menu | WhatsApp
.clb-gtm-menu-whatsapp

Qualquer dúvida, entre em contato com o nossa Equipe de Suporte!

Respondeu à sua pergunta?