EXCLUSIVO PARA CLIENTES PREMIUM
Possuir uma página focada em tirar as principais dúvidas, principalmente as mais recorrentes dos usuários, pois isso pode impactar e melhorar muito a comunicação entre o cliente e a sua imobiliária.
Pensando nisso, disponibilizamos a possibilidade da criação deste tipo de página, podendo ser configurada de forma simples diretamente pela dashboard do site.
Por onde começar?
Primeiramente, é necessário realizar o login na Dashboard da Rocket Imob.
Caso não saiba como acessar, temos uma documentação explicando como realizar.
Com o Login realizado, acesse a aba “FAQ” no menu lateral:
Cadastrando uma pergunta
Na tela de listagem de perguntas que se apresenta após acessar o item FAQ no menu lateral, clique sobre o botão “Adicionar novo“.
Em seguida você verá dois campos principais para inserção de dados, no primeiro deles você deve inserir a pergunta.
A mesma deve ter a resposta inserida no campo de texto logo abaixo.
De maneira simplista ao clicar sobre publicar, você terá o primeiro elemento pergunta/resposta disponível na sua página FAQ.
Acesse a página utilizando https://seudominio.com.br/faq/ para ver como se apresenta, será algo muito similar à interface apresentada na imagem abaixo:
Um tanto minimalista demais não é mesmo? Nós também achamos, e foi com base nesta constatação que tornamos possível a definição de categorias e subcategorias para as perguntas e respostas que você inserir.
Além de deixar tudo com um aspecto mais organizado, irá tornar a página FAQ visualmente mais interessante.
Voltando ao painel de edição do FAQ no dashboard de seu site, vamos editar a primeira pergunta recém criada, clicando sobre “Editar” na tela de listagem de perguntas.
Cadastrando Categorias
No canto lateral direito da tela de edição da pergunta você encontra um painel para atribuição de categorias.
Vamos começar criando uma nova categoria, para isso clique sobre o link “+ Adicionar“, insira o nome da categoria na input de texto abaixo e por fim clique sobre o botão “Adicionar“, como ilustra a imagem a seguir:
Depois de criada a categoria, ela poderá ser visualizada na listagem acima, juntamente com a categoria padrão pré-existente “Sem categoria“.
Para associar a pergunta apenas a nossa nova categoria criada, mantenha marcada apenas a nova categoria “Dúvidas Gerais” e então clique sobre o botão “Atualizar” no painel acima.
Voltando a nossa página FAQ, vemos que surge um título para nossa categoria recém criada, mas a apresentação do conteúdo ainda parece muito simplista.
Isso acontece porque nós criamos apenas uma categoria, e todo potencial da página FAQ apenas é explorado quando definimos diversas categorias para nossas perguntas.
Então vamos criar outras duas outras categorias para associar posteriormente algumas perguntas a elas como fizemos até aqui.
Criamos duas novas categorias “Dúvidas Sobre Compra” e “Dúvidas Sobre Locação” agora disponíveis no painel de atribuição de categorias.
É possível também definir subcategorias para as categorias já existentes e associar perguntas a elas, para isso no momento que estamos criando uma categoria, devemos preencher o campo “Assuntos relacionados” selecionando a categoria mãe para a nova subcategoria a ser criada, e então clicar em “Adicionar“
Utilizando este procedimento, criamos as subcategorias “Inquilinos” e “Proprietários” para a categoria “Dúvidas Sobre Locação“.
Abaixo como elas se apresentam no painel de categorias:
Uma outra maneira de gerenciar categorias e subcategorias do FAQ é pelo item de menu lateral categorias, através dele é possível realizar também a exclusão das categorias, o que não é possível diretamente pelo painel lateral de categorias existente na página de edição de perguntas e respostas utilizado até agora.
Veja abaixo um exemplo de como pode ficar sua página FAQ associando as perguntas as diferentes categorias criadas.
Na imagem acima atente para dois detalhes que podem passar despercebidos à primeira vista;
O primeiro deles é o surgimento de um índice clicável contendo tópicos relativos as categorias nas quais as perguntas estão distribuídas, a geração deste índice é automática e basta que existam ao menos duas categorias criadas e com perguntas associadas pra que se torne elemento componente da página FAQ.
Outro ponto é o título “Outros” que não remete diretamente a uma categoria chamada “Outros“, ele existe para agrupamento de perguntas e respostas que não tiveram uma categoria específica associada na dashboard.
Link de Compartilhamento
Nas imagens que apresentamos da interface da página FAQ até aqui você deve ter notado o símbolo de uma corrente representativa do link das diferentes perguntas e respostas cadastradas.
A utilidade deste link é permitir que a equipe de atendimento, ou até mesmo algum conteúdo digital de sua imobiliária, enderece o usuário a uma pergunta específica dentro do FAQ.
Ao clicar sobre o símbolo do link de uma pergunta, ele será automaticamente copiado para a área de transferência de seu desktop ou dispositivo móvel.
Quando acessado por quem o recebeu, o FAQ carregará com aquela pergunta automaticamente expandida na interface, como o exemplifica a imagem a seguir: