Passar para o conteúdo principal

Google PageSpeed Insights

Entenda sobre a ferramenta de análise mais popular da internet, o Google PageSpeed Insights.

Luiz Garcia avatar
Escrito por Luiz Garcia
Atualizado há mais de um ano

Este artigo tem o objetivo de tirar dúvidas comuns sobre ferramentas de análise de performance, esclarecer o nosso posicionamento sobre elas, além de desmitificar o que vem sendo divulgado por alguns profissionais que, muitas das vezes sem embasamento técnico sobre performance na prática, disseminam informação de maneira vaga apenas com base em resultados de testes sintéticos ou teorias.

Google PageSpeed Insights

É uma ferramenta criada pela Google para manter desenvolvedores ao redor do mundo atualizados de práticas e tecnologias inovadoras que possam promover, ao longo do tempo, a criação de aplicações mais leves e ágeis.

Apesar do anseio que temos em andar sempre à frente com relação a tudo o que diz respeito a inovação em performance, isso nem sempre depende apenas de nosso próprio esforço ou está dentro de nossas possibilidades.

Vale mencionar também que o dinamismo presente no site de uma imobiliária, por sua necessidade de funcionalidade de busca apurada e estar integrado a outras plataformas, o torna naturalmente menos suscetível a pontuações muito elevadas, quando comparado por exemplo a um outro site qualquer de natureza mais estática.

O Google PageSpeed Insights, apesar do que é divulgado, não é levado em consideração pelo próprio Google quando falamos de posicionamento orgânico no buscador. O Google leva em consideração o Google Analytics. Em resumo, os dados lidos no PageSpeed Insights não afetam o seu posicionamento orgânico, mas sim os dados do Google Analytics.

Oportunidades – Melhorias Comuns

Abaixo você verá algumas melhorias que são comuns o Google PageSpeed sugerir, juntamente com um pouco do que temos a dizer sobre elas.

Disponibilize imagens em formatos de última geração

Para aqueles que ocasionalmente já realizaram testes em seu site, olhando atentamente para as recomendações que concentram o peso das melhorias, conclui-se sem grande dificuldade estarem atreladas aos formatos das imagens presentes no site, o Google PageSpeed está recomendando o uso dos formatos de imagens JPEG 2000, JPEG XR e WebP. Porém os formatos recomendados pelo PageSpeed Insights, além de ainda não terem compatibilidade total em todos os diferentes navegadores e suas versões, não são também formatos padrão em que imagens são salvas pela câmera que as capturou. Assim sendo os pontos de melhoria mais significativos e que impactam direta e significativamente as notas atribuídas aos sites não estão integralmente ao nosso alcance, por enquanto.

Quando estes formatos de imagem se tornarem mais comuns, as galerias dos imóveis passarão a fazer seu uso, assim como CRMs imobiliários eventualmente permitirão e encorajarão seu uso. O que se refletirá diretamente na pontuação atribuída aos sites.

Codifique as imagens com eficiência

Este ajuste diz respeito à compactação da imagem. Para imagens que ficam em áreas apenas onde a nossa equipe consegue editar, pedimos sempre sejam enviadas otimizadas para o nosso time de suporte. Muitos programas de edição de imagem fazem isso com bastante eficiência em poucos cliques, neste sentido, recomendamos atenção especial as imagens que são enviadas para os artigos do Blog e banners que compõem o slider na página inicial.

Para as imagens de imóveis, as otimizadas devem ser enviadas para o CRM que optou em utilizar.

Elimine recursos que impedem a renderização

A maioria dos recursos de script e folha de estilos passíveis de serem “eliminados” por impedir a renderização já foram em otimizações que realizamos em revisões anteriores. O termo eliminados vem entre aspas, pois ao contrário do que o que o título induz, eles não são eliminados de fato. Nem mesmo teria como, pois o site ficaria sem eles. O que este quesito sugere na prática é adiar o que não é estritamente necessário ao aparecimento do conteúdo inicial da página. O que aparece listado neste quesito na análise de seu site Rocket Imob, é o que não pode ser “eliminado”, pois sem estes recursos incluídos prioritariamente o seu site simplesmente não carregaria.

Remova CSS não utilizado

Algumas fontes remotas ou links de css que aparecem neste quesito não possuem utilização no contexto de uma ou outra página, mas por se tratarem de propriedades de uso genérico por outros elementos específicos ou páginas específicas, ao serem removidos, levariam consigo parte do design ou layout de seus respectivos dependentes. O resultado seriam falhas de layout ou aparecimento com visual arcaico de elementos ou páginas inteiras de seu site Rocket Imob.

Reduza o JavaScript

O site carrega o mínimo de JavaScript possível para o perfeito funcionamento, nós temos sempre que desenvolver tendo em mente equilibrar usabilidade com leveza, afinal, neste sentido de nada adianta um site com a nota mais alta, mas que não ofereça aos usuários as funcionalidades que eles precisam, da forma intuitiva como eles esperam interagir com elas, não é mesmo?

Estamos periodicamente otimizando algoritmos para entregar a seus usuários mais por menos neste sentido.

Testes em Concorrentes

Você pode aplicar o mesmo teste em grandes portais, verá que a nota será inferior aos sites da Rocket Imob.

Melhorias Futuras

Como o nosso desenvolvimento é constante, sempre estamos estudando e aplicando melhorias neste sentido. Matemos uma equipe focada em otimizar nossos códigos, por conta disso conseguimos atingir os melhores resultados em termo de SEO.

Sugestões de SEO

Aqui não detalharemos a melhor forma de utilizar a plataforma Rocket Imob, mas a nossa sugestão é que utilize o blog e que invista na descrição dos imóveis. Conteúdo é rei!

Respondeu à sua pergunta?